Prática: Easy Laser

Apresento todos os processos abordados neste projeto de UX no curso da Design Circuit. Os estudos focaram em identificar problemas nos produtos da Easy Laser utilizando o aprendizado com o comportamento dos usuários para evoluir tais produtos.

Easy Laser para todas as peles. Laser para todos.

O CLIENTE

A Easy Laser é uma clínica de Depilação a Laser, localizada na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro e gostaria de vender mais tratamentos através de seu site.

O OBETIVO

Entender quais as experiências e fluxos dos usuários ao fazer compras e agendamento de tratamentos a laser online.

O PROBLEMA

O usuário quer comprar, mas acha a experiência de compra e agendamento online confuso.

O processo: Como abordamos os problemas.

INSIGHTS

Cliquei no produto e foi direto para o cartão. 

Usuária que já fez tratamentos a laser no concorrente.

OPORTUNIDADES

Pelo e pele não tem gênero. Logo essa categoria foi excluída dentro do processo.

Como poderíamos organizar melhor as categorias no site para converter em mais vendas?

Os processos de UX abordados.

1 – Canvas de Negócios

2 – Desk Research

3 – Análise de Competidores

4 – Survey (pesquisa)

5 – Teste de Usabilidade

6 – Entrevista com usuários

7 – HMW (Who My We) – Como nós poderíamos

8 – Moskow

9 – Análise de Heurísticas

10 – Mapa da Jornado do Usuário

11 – Card Sorting

12 – Crazy 8’

13 – Wireframe

14 – UI Design

15 – Teste de Usabilidade

1. Canvas de negócios: Documentamos e estudamos sobre o cliente no desenvolvimento do negócio e oportunidades.   Na ocasião percebemos que a página de produtos era confusa e que os clientes tinham muito problema com agendamento online.

Ao apontar problemas e hipóteses, tivemos oportunidade de ver  como poderíamos melhorar e ofertar melhor os produtos no site.

2. Desk Research: neste processo nos aprofundamos sobre como os clientes  diferenciam os tratamentos que precisam comprar

3. Análise de competidores: analisamos através de um comparativo os quatro principais sites dos concorrentes diretos e indiretos.

4. Survey: O objetivo nesta etapa do processo era entender as experiências dos usuários ao fazer compras no tratamentos no site. O público alvo fora pessoas que já tinham feito/ou estavam fazendo tratamentos a laser. Optamos pela estrutura mista entre qualitativa e quantitativa.

5. Teste de Usabilidade: nesta etapa tivemos como objetivo identificar o fluxo de navegação da loja virtual.

6. Entrevista com  usuários: entendemos o comportamento dos usuários ao procurarem procedimentos a laser.

Recrutamos dois usuários para uma ligação no zoom e tivemos consentimentos de gravação.

7. How Might Me: nesta fase chegamos as descobertas, encontrando “Como Poderíamos?” soluções para melhorias no e-commerce da Easy Laser.

8. Moskow: nosso objetivo nesta fase do processo é priorizar recursos e melhorar o fluxo de compras no site e canais de atendimento.

9. Análise de Heurísticas: Nosso objetivo era avaliar a usabilidade da loja online e encontrar problemas, analisar os fluxos de compra, agendamento e navegação. Mostrando um comparativo entre o site da Easy Laser e a do concorrente direto: encontrando informações, fazendo compras e agendando um procedimento.

10. Mapa da Jornada do Usuário: A usuária encontrou problemas ao agendar online no site da Easy Laser: o botão leva diretamente para o WhatsApp ou para o Fale Conosco. Já no concorrente, é tudo pelo app.

11. Cart Sorting: Usamos a metodologia de Optimal Workshop, criando um cenário para que os usuários organizem as categorias no site online.

12. Crazy 8′:  O processo teve como objetivo, criar esboços para obter insights a partir de ideias e conteúdos com soluções por parte dos usuários. Utilizamos a técnica do Dot voting, onde os usuários participantes escolhessem a ideia que mais gostaram e marcassem com bolinhas coloridas as ideias preferidas para o desenvolvimento do wireframe.

13. Wireframe:  após a escolha do modelo preferido no Crazy 8′, começamos a esboçar soluções em papel e caneta de baixa a média fidelidade, visualizando o aplicativo da Easy Laser.

14. UI Design:  esse processo é todo feito no Figma onde esboçamos as soluções no nível de alta fidelidade, o protótipo do app.

15. Teste de Usabilidade:  Após a finalização do UI Design, fazemos um novo teste com os usuários para que eles possam concluir o fluxo no novo protótipo. Para isso entrevistamos usuários que já fizeram tratamentos a laser. As ferramentas usadas: Maze, Zoom, WhatsApp e Discord. Nesta fase também acompanhamos o mapa de calor no fluxo dos cliques e quantos segundos ela demorou para encontrar o link através do cenário que criamos. Após isso fizemos perguntas para fechar a pesquisa de UX.

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