Apresento todos os processos abordados neste projeto de UX no curso da Design Circuit. Os estudos focaram em identificar problemas nos produtos da Easy Laser utilizando o aprendizado com o comportamento dos usuários para evoluir tais produtos.
O CLIENTE
A Easy Laser é uma clínica de Depilação a Laser, localizada na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro e gostaria de vender mais tratamentos através de seu site.
O OBETIVO
Entender quais as experiências e fluxos dos usuários ao fazer compras e agendamento de tratamentos a laser online.
O PROBLEMA
O usuário quer comprar, mas acha a experiência de compra e agendamento online confuso.
INSIGHTS
Cliquei no produto e foi direto para o cartão.
Usuária que já fez tratamentos a laser no concorrente.
OPORTUNIDADES
Pelo e pele não tem gênero. Logo essa categoria foi excluída dentro do processo.
Como poderíamos organizar melhor as categorias no site para converter em mais vendas?
Os processos de UX abordados.
1 – Canvas de Negócios
2 – Desk Research
3 – Análise de Competidores
4 – Survey (pesquisa)
5 – Teste de Usabilidade
6 – Entrevista com usuários
7 – HMW (Who My We) – Como nós poderíamos
8 – Moskow
9 – Análise de Heurísticas
10 – Mapa da Jornado do Usuário
11 – Card Sorting
12 – Crazy 8’
13 – Wireframe
14 – UI Design
15 – Teste de Usabilidade
1. Canvas de negócios: Documentamos e estudamos sobre o cliente no desenvolvimento do negócio e oportunidades. Na ocasião percebemos que a página de produtos era confusa e que os clientes tinham muito problema com agendamento online.
Ao apontar problemas e hipóteses, tivemos oportunidade de ver como poderíamos melhorar e ofertar melhor os produtos no site.
2. Desk Research: neste processo nos aprofundamos sobre como os clientes diferenciam os tratamentos que precisam comprar
3. Análise de competidores: analisamos através de um comparativo os quatro principais sites dos concorrentes diretos e indiretos.
4. Survey: O objetivo nesta etapa do processo era entender as experiências dos usuários ao fazer compras no tratamentos no site. O público alvo fora pessoas que já tinham feito/ou estavam fazendo tratamentos a laser. Optamos pela estrutura mista entre qualitativa e quantitativa.
5. Teste de Usabilidade: nesta etapa tivemos como objetivo identificar o fluxo de navegação da loja virtual.
6. Entrevista com usuários: entendemos o comportamento dos usuários ao procurarem procedimentos a laser.
Recrutamos dois usuários para uma ligação no zoom e tivemos consentimentos de gravação.
7. How Might Me: nesta fase chegamos as descobertas, encontrando “Como Poderíamos?” soluções para melhorias no e-commerce da Easy Laser.
8. Moskow: nosso objetivo nesta fase do processo é priorizar recursos e melhorar o fluxo de compras no site e canais de atendimento.
9. Análise de Heurísticas: Nosso objetivo era avaliar a usabilidade da loja online e encontrar problemas, analisar os fluxos de compra, agendamento e navegação. Mostrando um comparativo entre o site da Easy Laser e a do concorrente direto: encontrando informações, fazendo compras e agendando um procedimento.
10. Mapa da Jornada do Usuário: A usuária encontrou problemas ao agendar online no site da Easy Laser: o botão leva diretamente para o WhatsApp ou para o Fale Conosco. Já no concorrente, é tudo pelo app.
11. Cart Sorting: Usamos a metodologia de Optimal Workshop, criando um cenário para que os usuários organizem as categorias no site online.
12. Crazy 8′: O processo teve como objetivo, criar esboços para obter insights a partir de ideias e conteúdos com soluções por parte dos usuários. Utilizamos a técnica do Dot voting, onde os usuários participantes escolhessem a ideia que mais gostaram e marcassem com bolinhas coloridas as ideias preferidas para o desenvolvimento do wireframe.
13. Wireframe: após a escolha do modelo preferido no Crazy 8′, começamos a esboçar soluções em papel e caneta de baixa a média fidelidade, visualizando o aplicativo da Easy Laser.
14. UI Design: esse processo é todo feito no Figma onde esboçamos as soluções no nível de alta fidelidade, o protótipo do app.
15. Teste de Usabilidade: Após a finalização do UI Design, fazemos um novo teste com os usuários para que eles possam concluir o fluxo no novo protótipo. Para isso entrevistamos usuários que já fizeram tratamentos a laser. As ferramentas usadas: Maze, Zoom, WhatsApp e Discord. Nesta fase também acompanhamos o mapa de calor no fluxo dos cliques e quantos segundos ela demorou para encontrar o link através do cenário que criamos. Após isso fizemos perguntas para fechar a pesquisa de UX.
LINKS
Site Easy Laser: Easy Laser – Depilação a Laser – Barra e Jacarepaguá
Ferramenta: Miro – Todos os processos de UX e estudos referentes às práticas feitas no curso da Design Circuit – https://miro.com/app/board/uXjVOYFv84s=/?share_link_id=212476100189
Ferramenta: Survey Monkey – Pesquisa sobre Tratamentos e Depilação a laser. Survey (surveymonkey.com)
Ferramenta: Optimal Workshop – Card Sorting: Bem-vindo | Optimalsort by Optimal Workshop
Ferramenta: Maze – Teste de Usabilidade – https://t.maze.co/121378662
Ferramenta: Figma
- WireFrame / Média e Alta complexidade – https://www.figma.com/file/DFg87HHJy1crayfxoMSsvI/Wireframe-Easy-Laser?type=design&node-id=0%3A1&mode=design&t=GkCzIeBacrH6tvBb-1
- Ui Design – Protótipo Easy Laser – https://www.figma.com/file/Eus4R5NFR726ibVYXOFXjS/Prototipo-Easy-LAser?type=design&node-id=0%3A1&mode=design&t=U41xDXKsuBVVDJZb-1